Hoje com o amplo avanço da tecnologia, onde a própria educação é o principal desafio que o Brasil precisa superar para ter sucesso no mundo globalizado, a internet vem subsidiar e facilitar a aprendizagem do aluno, possibilitando a compreensão e a aquisição do conhecimento através da mediação do professor, dentro e fora da sala de aula.Sendo esta mais um instrumento de trabalho motivador e inovador na ação ensino e aprendizagem.
Na educação, nem todos tem acesso e muitas vezes chance do conhecimento tecnológico.E a educação de nossas crianças é semente de inovação.Investir em educação e inovação é a melhor forma de garantir um futuro melhor.
Temos como papel principal de nos atualizar neste aspecto tecnológico ampliando nosso conhecimento para compartilhar e interagir com nossos educandos.
Muitas vezes até o professor acaba ficando fora da realidade, pois não são todos que tem acesso a um computador em casa para talvez com mais tempo possa obter mais informação e pesquisar assuntos referentes aos conteúdos que irá repassar e mediar a seus alunos, pois, somente com o mínimo de tempo disponível não será o suficiente.
Em contra partida e o papel da família? Na minha opinião ,sabendo que a realidade desse acesso á internet para a população brasileira está fora do alcance para todos, pois em se tratando de escola pública nesta perspectiva de ação para mais um novo ato de conhecimento e é diante da realidade de nossos alunos que terão esse acesso somente na escola, ás vezes fica difícil para você dividir esta tarefa,embora poucos tenham a disposição em casa do uso da internet, onde se tem maiores condições de obter uma melhor aprendizagem.
E ainda venho a me perguntar será que a família está sabendo mediar essa tecnologia em casa? Pois, como professora de Educação Física me preocupo, já que hoje estudos científicos mostram que não só no Brasil, mas a nível mundial ,o alto índice de sedentariedade e obesidade são fatores que estão avançando com a tecnologia.Será que a família está se preocupando com a saúde desta criança, deste jovem ou mesmo deste adulto, passando horas e horas em frente do computador, sem preocupar com o horário da alimentação ou de um tempo para a prática de uma atividade física ( como uma caminhada , um bom alongamento ),sendo que corre o risco de uma lesão por ficar um tempo prolongado numa determinada posição, sabendo também que o estilo de vida dos PAIS prejudica também os FILHOS, que se movimentam muito pouco e CONSOMEM demais produtos industrializados, altamente CALÓRICOS.
Sem poupar nem as crianças , o SEDENTERISMO e a OBESIDADE tornam-se problemas de saúde pública mundial , mas encontram boa parte de sua SOLUÇÃO em uma simples medida: o uso do próprio corpo.
http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Inglacina...
Quando gostamos do que fazemos, tudo se torna mais belo e gratificante.
Parabéns!
Continue...
Abraços
Inglacina,
Você me surpreende a cada dia. Parabéns pelo trabalho.
Bjoks
Postar um comentário